Compartilhe
Agendar consulta

Cirurgia de Cisto Pilonidal Ribeirão Preto

Cisto pilonidal cirurgia Cisto pilonidal cirurgia

Os cistos pilonidais surgem na região da dobra das nádegas, perto do cóccix. Estes cistos contêm resíduos de cabelo e pele.

Assemelham-se a grandes espinhas e podem causar dor, inflamação e até mesmo infecção. Os cistos pilonidais são mais frequentes em indivíduos com menos de 40 anos e são mais comuns em homens do que em mulheres por conta da quantidade de pelos.

A remoção ou drenagem do cisto é recomendada quando ele está inflamado ou dolorido, pois em muitas pessoas ele é imperceptível, no entanto um especialista tem facilidade de identificar.


Como é feita a Cirurgia?

A retirada do cisto pilonidal é realizada com o paciente sob anestesia geral. O cirurgião fará um corte na pele próximo ao cisto.

O invólucro que envolve o cisto é removido e a área é limpa. A pele pode ser coberta com curativo, suturada fechada ou deixada aberta para permitir a drenagem.

Se o caso estiver no início, geralmente é recomendada apenas a drenagem, porém existe o risco do cisto se formar novamente dependendo do caso.


Recuperação

As instruções de recuperação podem ser personalizadas com base nas necessidades individuais do paciente, mas existem algumas recomendações comuns após a cirurgia de remoção do cisto:

  • Organize um meio de transporte para ir para casa no dia da cirurgia e é recomendável ter alguém acompanhando você nas primeiras 24 horas em casa.
  • Após a cirurgia, é importante descansar em casa. Evite fazer outros planos no dia da cirurgia. A partir do dia seguinte, você pode aumentar gradualmente suas atividades conforme se sentir confortável.
  • Evite alimentos fritos, laticínios e sucos cítricos por aproximadamente um dia após a cirurgia. Sugestões de alimentos para consumir incluem sopa, sanduíche, macarrão, batata, torrada e purê de maçã.
  • As instruções sobre curativos e cuidados na região da cirurgia, bem como sobre o banho, dependerão da localização exata do cisto e do tipo de fechamento da incisão. Você receberá instruções mais detalhadas específicas para o seu caso.
  • Após o procedimento, é provável que você esteja completamente entorpecido por várias horas, mas geralmente receberá uma prescrição de analgésicos. A enfermeira de recuperação discutirá um plano de controle da dor personalizado para suas necessidades, incluindo o uso de gelo nas incisões e um regime de medicação. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de Tylenol, Advil (ou Ibuprofeno, Motrin) ou Aleve, além da medicação para dor narcótica.
  • É comum iniciar o uso de amaciante de fezes e Miralax no dia seguinte ao procedimento, especialmente se você estiver tomando analgésicos narcóticos. É recomendado manter esse regime enquanto estiver usando esses medicamentos.

Em casos de infecção, retorne ao consultório para monitoramento do especialista.

Lembre-se, cada caso é um caso, antes de agendar uma cirurgia, é importante passar por uma consulta com o especialista.

Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas entre em contato conosco.

Dr. Gabriel Santos de Freitas CRM 162963-SP


Na Olá Consulta temos todas as soluções para sua saúde, tudo isso sem plano e sem mensalidade!

*Todos os valores em até 6x sem juros.

Whatsapp