Compartilhe
Agendar exame

Laboratório em Ribeirão Preto

Exames de laboratório Exames de laboratório

Os exames laboratoriais consistem na coleta de sangue, urina ou fezes para complementação do diagnóstico após consulta médica ou para acompanhamento de doenças ou prevenção.

São diversos tipos de exames que podem ou não ser colhidos de jejum conforma orientação médica. Dispomos de uma sala de coleta com cadeira própria e maca, equipamentos para conservação das amostras, e sistema de coleta seguro.

Colhemos exames, adulto ou infantil, durante todos os dias no horário de funcionamento da clínica inclusive aos sábados.

Quando devo coletar exames?

  • Investigação de doenças adultas;
  • Prevenção, diagnóstico ou acompanhamento de doenças crônicas como colesterol, diabetes;

    • Colesterol – Colesterol total, LDL (mau colesterol), HDL (bom colesterol), Triglicerídeos, VLDL (colesterol de baixa densidade);
    • Glicemia de jejum – A glicemia de jejum deve ser feita na ausência de sitomas a partir dos 40 anos para rastreamento de diabetes;
  • Prevenção de câncer mediante protocolo:

    • Próstata – PSA TOTAL pacientes assintomáticos acima de 50 anos, ou pacientes com histórico de câncer na família acima de 40 anos. Pode ser colhido antes da consulta. Em caso de alteração é solicitado o PSA Livre pelo médico;
    • CA 125: Suspeita de câncer de ovário, com indicação médica;
    • Pesquisa de sangue oculto nas fezes: O rastreamento do câncer de colo retal com pesquisa de sangue oculto é indicado a partir dos 50 anos na ausência de sintomas ou história pessoal. Na presença de familiar com câncer coloretal ou pólipos (lesões precursoras), o exame deve ser realizado 10 anos da idade em que o familiar teve o diagnóstico. Deve ser repetido anualmente nos casos negativos e nos casos positivos seguido de colonoscopia diagnóstica;
  • Sorologias (Rastreamento de Contagio):

    • HIV: realizar em caso de suspeita de contato com o vírus – relação sexual desprotegida ou compartilhamento de seringas. Realizar no momento do contato e três meses depois;
    • Hepatite B: Atualmente existe vacina para hepatite B. Para monitorar a efetiva proteção com a vacina deve-se dosa o AntiHbs, nos casos positivos o paciente encontra-se protegido da hepatite B. Nos casos negativos está indicada a administração da vacina;
    • Hepatite C: Indicada em casos de suspeita de contato com o vírus. Relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas ou material cortante que envolva sangue (alicates, espátulas de unha) ou em casos de sintomas;

Exames mais comuns:

Coleta de urina:

A coleta de urina possibilita a avaliação do balanço hídrico do organismo e a determinação da quantidade de compostos químicos excretados na urina em 24 horas, como sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, ácido úrico, uréia, creatinina e hormônios.

Lipidograma

O lipidograma mostra a concentração das seguintes gorduras: colesterol total, fração do colesterol LDL (“colesterol ruim”) e colesterol HDL (“colesterol bom”). Quando as quantidades e proporções dessas gorduras são perturbadas, a aterosclerose se desenvolve, o que pode levar a complicações fatais, como derrame ou ataque cardíaco. Para muita gente, principalmente os jovens, tal perspectiva parece remota. No entanto, o primeiro perfil lipídico deve ser realizado por cada um de nós por volta dos 20 anos.

Glicemia(nível de glicose no sangue):

A glicemia determina a concentração de glicose no sangue/plasma. Este é um teste que deve ser realizado anualmente tanto por pessoas saudáveis ​​quanto por aquelas com sintomas que indiquem níveis elevados (hiperglicemia) ou reduzidos (hipoglicemia) de açúcar no organismo. Também é importante que o nível de glicose seja controlado por pessoas geneticamente predispostas a diabetes tipo 1 ou 2 e mulheres grávidas (devido ao risco do chamado diabetes gestacional).

Hemograma:

Ele define o número de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas e a concentração de hemoglobina (uma proteína transportadora de oxigênio) nos eritrócitos.

É importante ressaltar que a morfologia fornece não apenas informações quantitativas, mas também qualitativas (por exemplo, sobre o volume e a forma das células sanguíneas). Graças a este exame, o médico pode avaliar o estado geral do corpo e obter a base para diagnosticar doenças e enfermidades. Por exemplo: poucos glóbulos vermelhos - anemia; muitos glóbulos brancos - inflamação; hematócrito elevado — desidratação.

Quais doenças os exames de sangue podem detectar?

Praticamente todas as doenças causam alterações na composição e imagem do sangue. Além disso, um exame de sangue de laboratório ajudará a determinar o risco de desenvolver doenças que possam aparecer no futuro. Por exemplo, testes genéticos realizados com base em uma amostra de sangue são úteis para determinar o risco de câncer de mama.

Geralmente o exame de sangue disponibiliza informações cruciais para o diagnóstico, ele dá informações como a quantidade de sódio, potassio, ureia e creatinina no sangue.

Os exames podem ser colhidos antes da consulta médica para agilização do diagnóstico. A Clínica possui protocolo individualizado e embasado na literatura de prevenção e promoção da saúde com os exames recomendados e que podem ser colhidos antes da consulta médica.

Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas entre em contato conosco.

Dr. Gabriel Santos de Freitas CRM 162963-SP


Precisou de exames de laboratório? NÓS COBRIMOS O VALOR! Basta apresentar seu orçamento e marcar seu horário.

Na Olá Consulta temos todas as soluções para sua saúde, tudo isso sem plano e sem mensalidade!

*Todos os valores em até 6x sem juros.

Whatsapp