Compartilhe
Agendar consulta

Biópsia de pele Ribeirão Preto

Biópsia de pele Biópsia de pele

A biópsia de pele é um procedimento que consiste em remover células da superfície do corpo para serem testadas em laboratório. Esse tipo de biópsia é comumente empregado para o diagnóstico de condições de pele.


Tipos de Biópsia

Existem 3 tipos de biópsia de pele, o procedimento será escolhido pelo especialista de acordo com o que for diagnosticado na consulta.

Biópsia de barbear

Utiliza-se uma ferramenta semelhante a uma navalha para raspar a superfície da pele e coletar uma amostra das camadas mais externas, conhecidas como epiderme e derme. Geralmente, não são necessários pontos após esse procedimento.

Biópsia por punção

Neste método, uma ferramenta com uma ponta redonda é utilizada para remover um pequeno núcleo de pele, incluindo camadas mais profundas, como a epiderme, derme e a camada superior de gordura sob a pele. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar pontos para fechar a ferida.

Biópsia excisional

Com o auxílio de um bisturi, remove-se completamente um caroço ou uma área de pele irregular. A amostra de tecido removido inclui uma borda de pele saudável e as camadas mais profundas da pele. Neste tipo de biópsia, é comum que seja preciso aplicar pontos para fechar a ferida.

Estes procedimentos costumam durar em média 15 minutos, e o paciente ja pode ir para casa.


Recuperação

Após o procedimento, é importante evitar impactos na área biopsiada ou realizar atividades que estiquem a pele.

Esticar a pele pode levar a sangramentos ou a uma cicatrização mais extensa. É aconselhável não mergulhar em banheiras, piscinas ou banheiras de hidromassagem até que o médico autorize, o que geralmente ocorre cerca de sete dias após o procedimento. Respeitar essas precauções ajudará a garantir uma recuperação adequada e uma cicatrização mais favorável.

A cicatrização pode levar algumas semanas, sendo mais lenta em feridas nas pernas e pés comparadas a outras áreas do corpo.

Para cuidar do local da biópsia, siga essas orientações:

  • Lave as mãos com água e sabão antes de tocar no local da biópsia.
  • Limpe o local da biópsia duas vezes ao dia, exceto se for no couro cabeludo. Para o couro cabeludo, uma vez ao dia é suficiente. Use água e sabão para limpar ou xampu, se for no couro cabeludo.
  • Enxágue bem e seque delicadamente com uma toalha limpa.
  • Aplique uma fina camada de vaselina. Use um novo recipiente de vaselina para a primeira aplicação e um novo cotonete sempre que reaplicar o produto.
  • Cubra o local com um curativo (Band-Aid, Curad, ou outros) por 2 a 3 dias após o procedimento.

Seguindo essas instruções de cuidado, você estará promovendo uma recuperação adequada da biópsia e ajudando a garantir a formação de uma cicatriz saudável.

Lembre-se, cada caso é um caso, antes de agendar uma cirurgia, é importante passar por uma consulta com o especialista.

Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas, entre em contato conosco.

 Dr. Gabriel Santos de Freitas CRM 162963-SP


Na Olá Consulta temos todas as soluções para sua saúde, tudo isso sem plano e sem mensalidade!

*Todos os valores em até 6x sem juros.

Whatsapp