Compartilhe
Agendar consulta

Cirurgia Refrativa Ribeirão Preto

Cirurgia refrativa lasik Cirurgia refrativa lasik

A cirurgia refrativa consiste em corrigir erros de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.

Algumas dessas cirurgias remodelam a córnea, enquanto outras implantam uma lente em seu olho. De qualquer forma, o objetivo é o mesmo: focalizar corretamente a luz na retina para proporcionar uma visão mais clara.

A cirurgia refrativa é uma boa opção pra quem:

  • Tem problemas de refração;
  • Deseja diminuir o uso de óculos e lentes de contato;
  • Quer se livrar de doenças oculares.

Estes procedimentos são os melhores pra corrigir os erros de refração, porém consulte um oftalmologista para diagnosticar corretamente sua condição antes de tomar qualquer decisão.

Como se preparar para a cirurgia?

A maioria das cirurgias refrativas nos olhos são feitas em regime ambulatorial. Isso significa que você vai para casa no mesmo dia e não precisa passar a noite no hospital. A maioria das cirurgias dura menos de 1 hora.

Antes da cirurgia:

Existem algumas precauções para que a cirurgia seja um sucesso, portanto dependerá do especialista solicitar o que deverá ser feito.

  • Peça para alguem te acompanhar na ida e na volta ao hospital;
  • Não use lentes de contato antes da cirurgia, ela pode alterar o formato da córnea;
  • Não use maquiagens por 2 dias antes da cirurgia.

Como é feita a Cirurgia Refrativa?

Geralmente o cirurgião aplica anestesia(colírio), ele pode utilizar um espéculo ocular colocado entre as pálpebras para manter seus olhos abertos durante o procedimento.

Na maioria dos casos a cirurgia é indolor.

Aqui estão os procedimentos mais comuns:

  1. LASIK (Laser-Assisted In Situ Keratomileusis): Nesse procedimento, um instrumento chamado microcerátomo ou um laser de femtossegundo é usado para criar uma fina aba na córnea. A camada interna da córnea é remodelada com um laser excimer para corrigir o erro de refração, e a aba é recolocada no lugar.

  2. PRK (Photorefractive Keratectomy): Nesse procedimento, uma fina camada da córnea é removida, sem criar uma aba, e em seguida um laser excimer é utilizado para remodelar a superfície da córnea e corrigir o erro de refração. A camada removida se regenera naturalmente.

  3. LASEK (Laser Epithelial Keratomileusis): É semelhante ao PRK, mas envolve a criação de uma fina aba de células epiteliais, que é levantada antes do uso do laser excimer para remodelar a córnea. A aba é então recolocada.

  4. Implante de Lente Intraocular: Nesse procedimento, uma lente intraocular é implantada dentro do olho, corrigindo o erro de refração. Essa técnica é geralmente utilizada para tratar casos de alta miopia ou quando o paciente não é um candidato adequado para outras formas de cirurgia refrativa.


Recuperação

Após a cirurgia, o especialista pode solicitar o uso de alguns medicamentos como analgésicos e colírios para aliviar o desconforto.

Como qualquer cirurgia, existem sintomas pós operatórios:

  • Olhos secos;
  • Visão borrada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Desconforto leve.

O tempo de recuperação varia conforme a intensidade e o tipo do procedimento. A recuperação completa pode demorar dias, semanas ou meses.

Em caso de complicações procure o especialista para monitoramento.

É importante consultar um oftalmologista para determinar qual tipo de cirurgia refrativa é mais adequado para você, levando em consideração sua condição ocular e suas necessidades individuais.

Lembre-se, cada caso é um caso, antes de agendar uma cirurgia, é importante passar por uma consulta com o especialista.

Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas entre em contato conosco.

Dr. Gabriel Santos de Freitas CRM 162963-SP


Na Olá Consulta temos todas as soluções para sua saúde, tudo isso sem plano e sem mensalidade!

*Todos os valores em até 6x sem juros.

Whatsapp