Compartilhe
Agendar consulta

Septoplastia e turbinectomia Ribeirão Preto

Septoplastia o que é? Septoplastia o que é?

QUAL É A DIFERENÇA?

Rinoplastia é o termo abrangente usado para cirurgia nasal. Dentro disso, no entanto, existem variações de septoplastia e turbinectomia. A septoplastia corrige deformidades do septo nasal; turbinectomia reduz ou remove turbinatos aumentados. Essas condições podem estar presentes desde o nascimento ou serem resultado de lesão facial ou trauma.


Quando é realizada uma septoplastia?

A septoplastia é usada para pacientes com septo desviado. O septo é composto por osso e cartilagem e separa as duas narinas. Um septo desviado é uma condição natural ou induzida por trauma em que o septo está torto, fazendo com que um lado da passagem nasal seja maior que o outro.

Embora isso possa não parecer significativo, um septo desviado grave pode levar a dificuldades respiratórias e problemas de saúde significativos, como dores de cabeça intensas, sangramentos no nariz, infecções sinusais repetidas e problemas para dormir. Embora cerca de 80% das pessoas sofram algum nível de desvio septal, a maioria não tem consciência de que há algum problema. Infelizmente, para os indivíduos restantes, a septoplastia é uma das poucas opções terapêuticas.


Quando é realizada a turbinectomia?

Os cornetos são pequenas estruturas ósseas dentro do nariz que umidificam, filtram e aquecem o ar que passa pelas narinas. Embora sejam estruturas ósseas, estão cercados por uma membrana mucosa que pode ficar inflamada ou inchada, dificultando a respiração.

A turbinectomia é uma cirurgia das vias aéreas nasais. Ela funciona reduzindo ou removendo os cornetos inflamados ou aumentados para aliviar a congestão e permitir um fluxo de ar melhor.


Como são realizadas?

Tanto a septoplastia quanto a turbinectomia são realizadas utilizando a técnica de rinoplastia fechada. Portanto, todas as incisões são feitas na parte interna das narinas e não haverá cicatriz externa. Através dessas incisões, o septo será endireitado e alinhado, ou os cornetos serão cirurgicamente removidos.

Esses procedimentos terão pouco efeito na aparência externa do nariz, portanto, etapas adicionais seriam necessárias para os pacientes que também desejam uma mudança estética.


Recuperação

Após a septoplastia ou turbinectomia, os pacientes devem manter a cabeça elevada o tempo todo, mesmo durante o sono. Isso ajudará no escoamento e na circulação sanguínea.

Os pacientes podem esperar experimentar pequenos hematomas e inchaço; no entanto, a maioria dos pacientes descobre que compressas frias são suficientes para aliviar o desconforto. Uma vez que o nariz tenha cicatrizado, os pacientes percebem uma melhora significativa na respiração.


Lembre-se, cada caso é um caso, antes de agendar uma cirurgia, é importante passar por uma consulta com o especialista.

Este conteúdo te ajudou? Caso fique com dúvidas entre em contato conosco.

Dr. Gabriel Santos de Freitas CRM 162963-SP


Na Olá Consulta temos todas as soluções para sua saúde, tudo isso sem plano e sem mensalidade!

*Todos os valores em até 6x sem juros.

Whatsapp